Sexta, 22 de Setembro de 2017




Artesãos ganham a Sala Destaques na Feiarte

Artesãos com renome no cenário nacional e internacional terão um espaço especial na Feiarte: A Sala Destaques.

Verdadeiros artistas, eles buscam inspiração na fartura das matérias primas e na riqueza das formas.

A Feiarte presta uma homenagem a estes talentos, expondo suas obras numa área especial da feira, ao mesmo tempo que brinda a cidade de Curitiba com essa iniciativa. Entre eles estarão:

Edney do Carmo – Entalhes e esculturas em madeira – Mariana MG

Escultor e entalhador natural de Mariana/MG, filho de marceneiro e também escultor, iniciou sua carreira artística em 1989 inspirado pelas obras dos grandes artistas do barroco mineiro.

Participa de exposições em várias partes do Brasil e desenvolve trabalhos sob encomenda para interessados em arte de diversas partes do mundo. Em sua carreira, produziu mais de 5 mil peças que estão espalhadas por todo o país e em todos os continentes.

www.edneycarmoesculturas.com.br

João das Alagoas – Do barro à arte – Capela AL

João Carlos da Silva, escultor alagoano da cidade de Capela, é um mestre da cerâmica que tem formado inúmeros discípulos. Reconhecido em concursos nacionais e internacionais como um dos maiores escultores do Brasil, suas obras integram importantes coleções de arte popular e estão expostas em galerias de Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

www.facebook.com/pages/JOAO-DAS-ALAGOAS






Netinho – Arte Sacra Barroca – Tracunhaém PE


A arte barroca de Mariano Manuel de Morais Neto surge em imagens de santos que envolvem e silenciam pelo impacto de sua beleza, ao mesmo tempo simples nos traços e requintada nos movimentos.

Suas peças estão espalhadas em coleções particulares pelo Brasil e também no exterior, existem peças na França, Itália, Estados Unidos e Japão. Principais imagens esculpidas: Santo Antonio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora com o Menino Jesus, São Francisco e Sant´Ana Mestra.

www.atelierdonetinho.com.br


Nido Campolongo – O artista do papel – São Paulo SP

O artista plástico e designer, Nido Campolongo cria e produz peças que vão do desenho de embalagens à produção de grandes cenários. Na cidade de São Paulo desenvolve mobiliário e pesquisa de materiais, estabelecendo relações com ONGs, instituições e empresas engajadas com ações sustentáveis.

Conhecido pelo trabalho com papel, que em suas mãos se transforma em luminária, mesa, cortina, tecido para revestir sofás e o que mais ele puder inventar, Campolongo é pioneiro na utilização do papel reciclado industrial no design.

www.nidocampolongo.com.br


Flor do Cerrado - Artesanato e Design – Brasília DF

Natural de Brasília, Roze Mendes, idealizadora da Flor do Cerrado, trabalha com artesanato há 30 anos, aliando empreendedorismo e envolvimento das comunidades locais. Desde 1987 desenvolve projetos com o Sebrae, com foco no empreendedorismo social. Como reconhecimento por esse trabalho, ao longo do tempo já recebeu diversas homenagens e premiações, entre elas o Prêmio Mulher Empreendedora 2006 (SEBRAE/NA); Prêmio TOP 100 (seleção dos melhores artesanatos do Brasil) 1ª edição em 2006 (SEBRAE/NA); 2ª edição TOP 100 em 2008 (SEBRAE/NA); 3ª edição TOP 100 em 2012 (SEBRAE/NA) e Prêmio Casa Cor (Brasília/2004).

A originalidade do negócio instalado no Centro-Oeste fez com que a empresa representasse o Brasil no World Trade Marketing Participação (WTM), evento turístico realizado em novembro de 2012, em Londres, onde ela fez demonstração do artesanato de Brasília.

Nos anos de 2011 e 2006 Roze fez viagens à África, onde prestou consultoria à Fundação Aga Kan. Ainda em 2011 participou do workshop Europália em Bruxelas, Bélgica, de consultoria de sustentabilidade. Em 2011, passou trinta dias na Ilha de Ibo, Guludo, e nas cidades de Pemba, e Palma, trocando experiências com as africanas sobre aproveitamento de alimentos, atividades em costura, trançados e artesanatos.

Roze é também articuladora de campo, mobilizando junto ao governo todos os intervenientes de projetos sociais. Já ministrou cursos para a Secretaria de Trabalho e Turismo e fez intervenções no Espaço Cultural Renato Russo, na Rede Senai, Sesi e Sesc. Trabalhou, ainda, com dependentes químicos, com Pastoral da Criança, Projeto BB Educar (projeto de alfabetização de adultos pela Fundação Banco do Brasil) e desenvolveu atividades de alimentação alternativa e segurança alimentar em comunidades do Distrito Federal.

Habilidades artesanais: Bordados, fuxico, pintura, flores em qualquer material (tecido, plástico e couro), trançados, crochê, reciclagem, tingimento natural, esqueletização, experiência com fibra de bananeira, palha de milho, capim dourado, piaçaba e sisal.

www.flordocerrado.net

EXPOSITORES

PARCEIROS

FEIARTE
International Handicraft Fair
Feria Internacional de Artesanía

ART MUNDI
World Handicraft Fair
Feria Mundial de Artesanía

NOVIDADES


Se cadastre e receba nossas novidades.





Promoção


(41) 3075-1100

Conheça a Diretriz

Apoio