Qui, 14 de Dezembro de 2017




Artista, cuja obra está sendo exposta em galerias, é famoso por caricaturas em miniatura



Para que serve um palito de fósforo? Se a resposta vier do artista e escultor de miniaturas, Albino Jr., pode surpreender. Há duas décadas, o pernambucano transforma simples palitos em imagens e caricaturas, a partir de um trabalho meticuloso. A temática é variada: imagens de santo, cenas do cotidiano como o clássico casal que enfeita o bolo, animais e, principalmente, caricaturas. De famosos e anônimos.

O que encanta na arte de Albino Jr., no entanto, é a variedade de detalhes que ele imprime em sua arte mínima. “É o meu grande diferencial, os detalhes incríveis que impressionam e emocionam a muitos”, afirma.

Albino nasceu Albino Geovane de Vasconcelos Júnior, em Recife. Aos oito anos mudou-se para Bezerros, cidade do interior de Pernambuco, que é berço de grandes mestres da arte popular. Foi ali que aprendeu os rudimentos da escultura em madeira e, aos 15 anos, presenteou uma professora com um crucifixo feito em palitos. Era o início de sua carreira artística.

Há alguns anos, o talento de Albino Jr. estendeu-se a São Paulo, onde fixou residência e vem expondo, com frequência, em galerias de arte e mostras populares. “Dar ao palito de fósforo um novo significado é a mensagem que quero passar. Com criatividade é possível ampliar nossos horizontes”.

Graduado em Administração de Empresas, o artesão abandonou recentemente a carreira corporativa para se dedicar exclusivamente ao seu trabalho artístico. “Trabalhar em tempo integral com a escultura em palitos vai possibilitar ampliar minha carreira e tornar minha arte cada vez mais conhecida”, avalia ele.

Albino Jr. é um dos destaques da 36ª da Feiarte – Feira Internacional de Artesanato – que acontece de 15 a 24 de maio no Expo Renault Barigui, em Curitiba. A feira é um dos maiores eventos de artesanato no país, reunindo durante dez dias centenas de artistas do Brasil e do mundo. A expectativa esse ano é exibir ao público visitante o melhor da arte popular de 19 estados brasileiros e 26 países, entre eles o Japão, que contará com uma exposição especial, no hall do pavilhão, em homenagem aos cem anos da imigração japonesa no Paraná.

“Espero que a feira seja uma ótima oportunidade para que os curitibanos conheçam meu trabalho”, diz Albino Jr.

Mais informações sobre a Feiarte pelo telefone 41 3075-1143 ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . O site é www.artesanatodiretriz.com.br

EXPOSITORES

PARCEIROS

FEIARTE
International Handicraft Fair
Feria Internacional de Artesanía

ART MUNDI
World Handicraft Fair
Feria Mundial de Artesanía

NOVIDADES


Se cadastre e receba nossas novidades.





Promoção


(41) 3075-1100

Conheça a Diretriz

Apoio