Qui, 14 de Dezembro de 2017




Organização da feira vai sortear entre os visitantes peças artesanais do país asiático

Peças de origami da artesã Yurie Handa cobertas por domo de vidro: delicadeza milenar.

Samurais japoneses feitos de material reciclável pelo artista paranaense Marques Gouvea: sorteio entre os visitantes da Feiarte.

Espetáculo de Wakaka Taiko (tambores japoneses): cadência e ritmo que ganharam o mundo.


Programada para acontecer entre os dias 15 e 24 de maio deste ano, a 36ª edição da Feiarte - Feira Internacional de Artesanato - escolheu como tema principal o Japão e a imigração japonesa no Paraná.

A homenagem será conhecida pelo público já no saguão do Expo Renault Barigui, local do evento, e deve se estender por todo o pavilhão nos estandes que exibirão o melhor e mais tradicional artesanato do país asiático.

Cerca de 200 expositores devem participar da feira. A Diretriz, empresa que promove o evento há 15 anos, estima alcançar um número recorde de artesãos internacionais.

O destaque temático motivou a organização da Feiarte a encomendar junto a artistas populares paranaenses peças de inspiração japonesa que serão sorteadas entre o público visitante.

Entre eles, estão Marques Gouvea, que transforma material reciclável em samurais belíssimos, e Claudy Ribeiro, dono da técnica de erigir monumentos japoneses a partir da sucata.

Uma das coordenadoras da homenagem ao Japão na feira, a expositora Yurie Handa apresentará ao público a arte milenar do origami e do furoshiki.

"De uma forma simples, origami é arte de dobrar o papel. 'Ori' significa dobrar e 'gami' representa a palavra papel foneticamente adaptada", diz Yurie. " O origami ajuda no desenvolvimento intelectual do indivíduo, em especial crianças, jovens e idosos, pois exige concentração, estimula a imaginação e exercita  a destreza manual", completa.

Já o furoshiki é a arte de construir embalagens e bolsas através da técnica de amarração de lenços sem qualquer costura. "É possível embalar qualquer coisa, de um livro até um engradados de bebidas. Com a mesma técnica transforma-se tecidos quadrados em bolsas e sacolas de supermercados ou de passeio", afirma Yurie.

A homenagem ao Japão e aos festejos do centenário da imigração japonesa no Paraná incluem também em sua programação espetáculos com tambores japoneses ("Wakaka Taiko"), que devem ocorrer aos sábados na entrada do Expo Renault Barigui, além de uma exposição de maquetes de castelos medievais encomendadas pelo consulado japonês no Brasil e por casas artesanais do país asiático.

Principal feira de entretenimento artístico e cultural do país, a Feiarte deve reunir artesãos de 40 países e 18 estados brasileiros em um espaço de 7.800 m². O evento acontece em um centro de exposições moderno amparado em conceitos sócio-ambientais,  que está localizado no principal parque de Curitiba, o Barigui.

Maiores informações sobre a feira podem ser obtidas através do site www.artesanatodiretriz.com.br. O telefone é 41-3075-1100.

EXPOSITORES

PARCEIROS

FEIARTE
International Handicraft Fair
Feria Internacional de Artesanía

ART MUNDI
World Handicraft Fair
Feria Mundial de Artesanía

NOVIDADES


Se cadastre e receba nossas novidades.





Promoção


(41) 3075-1100

Conheça a Diretriz

Apoio